terça-feira, 20 de janeiro de 2015

GTA e diabetes.

Antes de tudo, NÃO sou médica. Ainda, pelo menos.

Em segundo lugar, feliz 2015 para todos nós.


Eu sei, o título dessa postagem tá muito estranho, mas tenha paciência que quando eu explicar tudo vai fazer sentido. Eu acho, rs.

Eu estava tentando achar uma maneira de explicar algumas consequências do Diabetes pra algumas pessoas e pensei nisso, no GTA.

Bem, nós sabemos que todo diabético deve sempre tentar controlar sua glicemia, mantendo-a sempre dentro ou, pelo menos, próxima dos padrões normais. A hiperglicemia, mesmo que o indivíduo não sinta nada de anormal, é perigosa. Um número considerável de hiperglicemias pode aumentar a probabilidade de se desenvolver cegueira em decorrência do diabetes. O excesso de glicose é altamente prejudicial para os vasos sanguíneos e para os nervos periféricos (fora outros problemas desencadeados que não citei). Não se sabe como o excesso de glicose compromete vasos e nervos, o mecanismo exato; mas sabe-se que isso ocorre.

Agora vamos ao GTA. Vamos fazer de conta que você é o Carl Johnson ou o Niko Bellic, ok? Você está dirigindo pelas ruas e bate o carro em algum canto ou em algum carro (todo mundo dirige loucamente no GTA). Você continua dirigindo, afinal, foi só uma batidinha. Ok, você continua dirigindo, bate de novo; mas você continua dirigindo. Bate de novo... e assim vai! Porém, chega uma hora no jogo que, de tantas batidas, por mais que o carro tenha continuado "andando", chega um momento em que ele simplesmente explode.

Ao MEU ver, podemos encarar cada batida como uma situação hiperglicêmica: a pessoa acorda de manhã com os níveis de glicose alterados, mas, como não sente nada, não dá muita importância. E isso vai acontecendo, acontecendo, acontecendo até um momento em que ocorre algum problema, como uma cegueira.

Bem, espero que eu tenha conseguido expor essa minha viagem de uma forma clara. Caso não, depois explico melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário