segunda-feira, 10 de julho de 2017

Sobre a tristeza de se ver a vida pela tela do celular

Eu odeio (odeio mesmo) esse mundo cheio de tecnologias. Eu sou viciada nas tecnologias, admito, mas gostar eu não gosto (estranho né) e não acho legal . A gente se depara com tanta informação que você pensa em algo já esquece o que estava pensando porque já tem outra coisa acontecendo. Eu que já sou esquecida então... Também acho que a tecnologia limita o que a gente tem de melhor. Lembro que quando teve a super lua aqui em Fortaleza teve gente que disse que não ia pra Beira Mar porque dava pra ver a lua pelas fotos/vídeos/notícias que as pessoas estavam postando. Eu discordo totalmente. Poxa, ver a lua com os próprios olhos, na praia, perto do mar... ver com os próprios olhos... As pessoas estão cada vez mais reféns das tecnologias e isso me assusta.

Imagina você passar uma semana longe do mundo virtual e sem poder fazer ligações ou mandar mensagens... Parece quase impossível né? É difícil mesmo. Quando eu ia pra casa da minha avó era assim, lá não tinha sinal de nada. Nos primeiros dias sempre era mais difícil, mas depois ia melhorando e isso faz um bem danado. Às vezes eu paro pra pensar no tanto de tempo que a gente perde no celular... Ou nas coisas que a gente escolhe fazer pelo celular quando não precisava ser assim...

Eu confesso que eu não gosto de envelhecer, mas gosto do meu aniversário. Gosto de comemorar meu aniversário, mas não gosto de receber parabéns por mensagem de texto ou por Whatsapp. O que eu gosto mesmo é que a pessoa fale pessoalmente comigo e me dê um abraço verdadeiro ou pelo menos me ligue. Lembro que em 2014, mesmo longe, em outro país, um dos meus melhores amigos me ligou pra me dar parabéns e me mandou um cartão postal (que só chegou dois meses depois, mas chegou rs). Eu gosto disso e até demonstra que a pessoa realmente se importa com você (que triste né? Porque na realidade isso não devia ser minoria e sim maioria). Acho que a gente deve sempre optar pelo menos "digital" possível. As tecnologias ajudam, mas elas não são tudo. Se você tem a oportunidade de abraçar a pessoa e olhar nos olhos dela, não tem celular ou textão no facebook que substitua isso (mas claro, se você não tiver como fazer isso, a tecnologia passa a ser uma boa opção).

Quando você sai de casa (vai pra uma festa ou qualquer outra coisa), a impressão que dá é que o principal motivo pelo qual as pessoas estão ali é tirar foto. Nunca vou esquecer de uma vez em que eu fui a praia e tinha um casal na minha frente: os dois chegaram, falaram com o rapaz da barraca que queriam algo, depois tiraram uma foto sorrindo (a foto ficou até legal, eu acredito) e depois da foto cada um ficou mexendo no seu celular. É triste, triste mesmo. Não é errado tirar foto, claro que não, eu até gosto de tirar foto, mas, mais importante do que tirar foto é viver o momento. Nós não vamos ficar na Terra pra sempre, por isso que a gente tem que aproveitar, sentir, viver...

Do jeito que a coisa anda, só falta inventarem um aplicativo que substitua o abraço, o beijo... ou pior do que isso, já pensou se colocam na nossa cabeça que isso não é necessário? (que nem no livro 1984) Às vezes dá um medo... Acho que eu sou sentimental demais, rs.

Existe uma coisa muito bizarra/estranha no Facebook que é aquele "sentindo-se" alguma coisa. Eu já usei e uso de vez em quando, mas parei pra pensar no quanto isso é realmente estranho. A gente coloca que tá se sentindo de algum jeito, mas é estranho (já repeti essa palavra mil vezes só nesse parágrafo) porque simplesmente dizer que tá se sentindo de tal forma não consegue transmitir pra pessoa que está lendo o que você sente e o mais bizarro de tudo é que as pessoas "Curtem" o que você tá sentindo rsrsrs... Além disso, quantas pessoas dizem sentir algo, mas na realidade não sentem aquilo? Cada pessoa é uma galáxia de sentimentos...

Na minha opinião o aplicativo que mais mostra o que você sente é o Spotify... A música que você escuta diz muito sobre você e sobre o que você tá passando naquele momento ou pelo menos dá uma idéia... Claro que em alguns momentos você escuta uma música pra dançar ou pra cozinhar ou pra tomar banho (sei lá), mas aquela música que você escuta sozinho, só pra você é a música que diz o que tá acontecendo dentro de você. A gente não escuta música só por escutar.

Encerrando a viagem de hoje, no final das contas, celular ajuda? Ajuda. Mas olho no olho é a melhor conversa que existe, pode confiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário