sábado, 17 de novembro de 2012

Água + sal

Claro que não se trata apenas de água mais sal ou água mais açúcar. Irei falar um pouco sobre a adição de solutos não voláteis em água e seus efeitos.

Ao adicionarmos sal em água e misturarmos os dois, percebemos que o sal se dissolve na água formando um sistema de uma única fase. Acontece que, com essa adição, a pressão máxima de vapor do líquido diminui, pois as partículas do sal oferecem uma certa resistência ao movimento das moléculas de água e, dessa forma, é necessário uma maior agitação para que a pressão máxima de vapor se iguale à pressão atmosférica. Esse fenômeno, em que a adição de soluto diminui a pressão máxima de vapor, é conhecido por tonoscopia.

Aliado a esse fenômeno, há a ebulioscopia, que representa o aumento do ponto de ebulição e que é uma consequência da diminuição da pressão máxima de vapor. É um fenômeno bem simples de ser constatado na prática, pois caso você pegue duas panelas e coloque água em uma e água mais sal na outra e coloque as duas no fogão normal para o processo de aquecimento, você perceberá que o recipiente com somente água irá borbulhar primeiro e entrar em ebulição primeiro a 100ºC (considerando um local ao nível do mar), já o outro só irá entrar em ebulição em uma temperatura superior a 100°C.

Outra consequência da diminuição da PMV é a criometria, que representa a diminuição do ponto de fusão de uma substância em consequência da adição de soluto não volátil. No caso dá água, isso significa que ela irar congelar a uma temperatura inferior a 0°C, pois o sal, de certa forma, ocupa espaços em que as moléculas de água deveriam estar próximas. Em regiões frias e afetadas pelo congelamento da água, como países que possuem um inverno rigoroso, as pessoas têm a mania de jogar sal no chão para evitar o congelamento da água/neve.

Há ainda, um aumento da pressão osmótica em decorrência da diminuição da PMV. É bom lembrar que a adição de soluto não volátil altera a pressão osmótica, pois aumenta a concentração de soluto da solução, que fica mais hipertônica. Um exemplo da ocorrência da osmose é quando você faz uma salada de verduras e coloca sal por cima, pois, depois de uma tempo, você irá perceber que a salada murchou em decorrência de sua perda de água por osmose, pois as verduras estavam hipotônicas em relação ao seu exterior hipertônico, perdendo, assim, água.

Então, é isso, essas foram algumas explicações minhas sobre os fenômenos que envolvem água e sal juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário