terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Proteja o que você tem de mais precioso: sua vida!

Segundo os ditados populares, o bem mais precioso que possuímos é a vida. Eu concordo. Pergunto-me, porém, se tanto o Estado como as pessoas em geral tentam proteger suas vidas. É inegável que as pessoas que se drogam ou que ingerem bebidas alcoólicas excessivamente comprometem suas vidas, mas esse não é o foco da postagem de hoje. Refiro-me mais a medidas que protejam as pessoas e, consequentemente, suas vidas.

Pode-se citar, por exemplo, a questão dos airbags. Lembro, que, há algum tempo, li uma notícia de que a partir de 2014, esses itens seriam obrigatórios para a categoria dos automóveis. Antes, para ter um airbag em seu veículo, você, com certeza, pagaria a mais por isso.

Caso você pare para refletir, isso é totalmente errado. O airbag é uma medida de segurança, proteção do condutor e também do passageiro. E quem não poderia pagar por um? Podemos perceber que, em certos casos, ter dinheiro salva sim a sua vida.

Ainda em relação ao trânsito, muitas pessoas ainda teimam em não usar o cinto de segurança. O cinto de segurança impede que você bata no para-brisas, por exemplo. Acredite, isso é muita coisa. Percebe-se, porém, que as pessoas ainda teimam em não usar esse utensílio e, em muitos casos, utilizam-no de forma incorreta: mulheres grávidas passando uma das faixas do sinto sobre a barriga, uma ação incorreta. Caso o automóvel freie bruscamente, a barriga dessa mulher será altamente pressionada, podendo acarretar danos tanto para a mãe como para o bebê. A faixa inferior do cinto deve passar por debaixo do ventre da gestante.


 Ainda em relação à proteção da vida, na minha opinião, o Governo deveria oferecer cursos gratuitos a todos os cidadãos sobre condutas adequadas em situações de emergência. Caso todo brasileiro soubesse como realizar uma massagem cardíaca corretamente, muitas mortes seriam evitadas. O desconhecimento de técnicas de primeiros socorros pode custar a vida de alguém.

Isso é uma polêmica, pois muitos queixam-se de que a universalização dos primeiros socorros pode causar mais danos aos pacientes. Na minha opinião, isso ajudaria muito, pois já perdi alguém muito especial e que eu amava imensamente porque meus familiares não tinham conhecimento nem preparo para como proceder. Por isso, para mim, saber e ensinar condutas básicas, mas eficazes, em situações de emergência, é algo essencial.

Ainda durante essa semana, estava assistindo Breaking Bad, e uma pessoa foi tentar reanimar a outra, mas o procedimento feito foi totalmente errado. Para vocês terem uma ideia, a reanimação só é eficaz, em um adulto, caso você baixe a região que está sendo massageda em 5 cm. É bem possível que costelas sejam quebradas. Além disso, é preciso alternar a massagem com a respiração artificial, que deve ser feita impedindo a passagem de ar pelo nariz do paciente e soprando ar em sua boca. Tudo é feito em ciclos.

Ainda estou aprendendo tudo, estou fazendo um curso sobre trauma. Mas, de qualquer forma, acho válido que cada pessoa passe a se prevenir para situações de emergência, pois nunca sabemos quando elas acontecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário