sábado, 1 de fevereiro de 2014

Dentes perfeitos?

Nos últimos dias, participei do I Curso Pré-Saúde da Universidade Federal do Ceará. O curso nos apresentou noções básicas sobre todos os cursos da saúde da UFC: Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia. Todos foram interessantíssimos, mas o destacado de hoje será o conjunto de informações transmitidas pelo PET da Odontologia. 

Primeiro de tudo, a informação mais importante e impressionante: para que seus dentes sejam limpos e saudáveis, dois utensílios são essenciais: escova de dente e fio dental. Mas eles só serão eficazes caso você realize a técnica de escovação dos dentes de forma correta. Você deve pensar: "Mas e o creme dental? E o enxaguante bucal?". Acredite, realizando a escovação da forma correta, nem creme dental é necessário (mas claro que nós usamos esse produto, pois, além de diminuir o atrito das cerdas das escovas com os dentes e as gengivas, ele deixa o hálito refrescante). 

Segundo os palestrantes do PET Odonto UFC, os enxaguantes bucais são apenas coadjuvantes no processo de limpeza bucal, eles não tem tanta eficácia na limpeza dos dentes e, se apenas ele for utilizado, pode ter certeza que seus dentes não estarão limpos. Eles são responsáveis por deixar o hálito fresco. Aliás, dê preferência aos que não contenham álcool, pois, além de prejudicar sua situação, caso você tenha que realizar o teste do bafômetro, pode lhe causar outros problemas.

Ressalta-se, também, que aquelas escovas com motores, que movimentam as cerdas não são adequadas. Essas escovas não irão realizar a técnica de escovação correta por você, então, não deixe o mercado lhe enganar. Também é bom salientar que, as cerdas das escovas podem ser macias ou duras, mas nenhum desses dois tipos é mais eficaz que o outro. O fato é que, as cerdas menos macias ou menos moles são mais propícias a causar irritações nas gengivas , mas nenhuma é mais eficiente na limpeza que a outra, o segredo é realizar a escovação de forma correta.

Algumas curiosidades:

Mães precisam sim realizar a higiene bucal de seus bebês: 
Os bebês comem e restos de alimentos ficam no interior da boca. As mães devem usar panos umedecidos para realizar a higiene dos espaços da boca e das gengivas.

A perda de dentes com o decorrer da idade NÃO é natural: 
A perda dos dentes decíduos (os "dentes de leite") de uma criança é algo normal e previsível, mas a perda de dentes em indivíduos adultos ou idosos não é algo natural, pois, teoricamente, os dentes deveriam durar toda a vida de uma pessoa.

Dentaduras precisam SIM passar pelo processo de escovação: 
As dentaduras devem ser escovadas também para evitar o acúmulo de comida entre os dentes desse utensílio e também para prevenir a irritação das gengivas.

Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas apresentam alto risco de desenvolver câncer de boca:
O álcool sozinho não é um fator de risco para a ocorrência do câncer de boca, mas, em conjunto com o fumo, o álcool potencializa o efeito cancerígeno da nicotina.

A Odontologia não se resume à extração de dentes nem a canais e obturações:
O profissional da Odontologia também pode se dedicar a área de cirurgia e, recentemente, a área de Odontologia Hospitalar, em que o profissional desse ramo deve trabalhar na UTI. Além disso, ele também pode trabalhar na área de diagnóstico de câncer de boca (mas o tratamento do câncer de boca é realizado pelos profissionais da Medicina.

Limpe a língua com a própria escova:
Á língua é uma parte da nossa boca e também deve ser higienizada. Essa higienização pode ser feita com a própria escova de dentes. Além disso, através dessa técnica de escovação da língua, é possível mudar a cor esbranquiçada da língua para sua cor haabitual.

Diastemas não são "fechados" apenas por meio de aparelho:
A resina também pode ser utilizada, embora apresente suas desvantagens como a manutenção constante no dentista. A resina resolve questões estéticas.

Clareamento de pastas de dentes não são realmente eficazes:
As pastas de dente que contém, teoricamente, componentes clareadores não são tão eficazes como as pessoas pensam. Na realidade, seus componentes são abrasivos e seus efeitos são mínimos. Então, caso você realmente queira clarear seus dentes, procure um profissional da odontologia.

Dentes que passaram por clareamento são sensíveis apenas durante o tratamento:
Depois de todo o processo de clareamento, eles não permanecem sensíveis.

I CURSO PRÉ-SAÚDE UFC
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário