quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

E no consultório do ginecologista...

Antes de tudo, toda adolescente e mulher que se cuida, vai a(o) ginecologista cuidar da sua saúde íntima (não necessariamente a sexual). 

Lembro que, no ano passado, eu estava esperando a minha vez no consultório, e, enquanto esperava, folheava algumas revistas de fofocas. Quando fui trocar de revista, me deparei com alguns folhetos sobre a saúde da mulher. O primeiro deles falava que a mulher só menstruava hoje em dia se quisesse.

Confesso que acho isso meio estranho. Isso é possível, claro, mas, pelo menos para mim, é estranho. Não que eu ache legal esse ciclo menstrual ocorrendo todo mês; mas tenho a sensação de que se eu optasse por esse "caminho", teria medo de que isso ocultasse alguma coisa séria. Mas isso tudo é neura minha. Lembro também que havia até mesmo umas questões perguntando as opções mais agradáveis para as mulheres sobre menstruar ou não.

Também reparei que havia outro folheto falando sobre métodos anticoncepcionais e outro sobre a vacina do HPV. Aliás, pra quem não sabe, a vacina contra o papiloma vírus vai ser disponibilizada pelo SUS, mas apenas para meninas crianças/pré-adolescentes. Motivo? Os jovens brasileiros iniciam a vida sexual muito cedo, e a vacina não causaria o efeito desejado se fosse injetada em uma pessoa com vida sexual ativa que já teve contato com o vírus. 

Mas, enfim, todos esses folhetos me levaram a realizar várias reflexões.

A primeira delas é que, se no consultório ginecológico, as informações necessárias para a mulher garantir sua saúde íntima e sexual são fornecidas, por que elas aparentemente não estão de cuidando? A minha resposta para essa pergunta é que elas não vão ao ginecologista.

Mas, mesmo assim, isso não é motivo para uma mulher ter vários filhos mesmo sem ter condições de criá-los ou adquirir doenças sexualmente transmissíveis. A informação não se encontra apenas no consultório médico. A internet, amplamente acessada por pessoas de todas as classes sociais, possui todas as informações apropriadas para a mulher se cuidar. Os postos de saúde dão até camisinhas para quem não possui condições de comprá-las.

Resumindo: só não se cuida a mulher que não quer. Quem tem vários filhos mesmo sem condições de criar tem mesmo sabendo que poderia não ter. Quem contrai DST's só contrai porque não quer ir atrás de informações ou métodos anticoncepcionais.

Não basta apenas informação e ajuda do Governo, é preciso que cada um faça sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário