sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Tente outra vez!

Sabe, quando a gente quer muito algo e não consegue? Pois é, a gente se decepciona, se sente no fundo do poço e chora muito, muito mesmo. Você já sentiu a sensação de prestar vestibular pra Medicina, acreditar que ia passar... quando na realidade (mesmo se esforçando)... você não passou?
Só sente esse drama quem realmente o vive. É ruim, é triste, é decepcionante, deixa a gente pra baixo e desacreditado. 

Para resolver esse problema há duas alternativas:

A primeira delas é desistir da Medicina. Mas... minha pergunta é, vale o preço? Pra quem realmente QUER a Medicina pra vida (porque, na minha opinião, a Medicina não é apenas uma profissão), essa opção não é e nunca vai ser, nunca mesmo, válida. De que adianta uma pessoa desistir de seu sonho agora e, num futuro distante, ficar lembrando que poderia ter seguido em frente com o seu sonho? A vida é sua e é só uma. Falar para os seus netos que trabalhou em tal área mas o que sempre quis foi Medicina. Talvez essa pessoa que desistiu da Medicina até mesmo "desconte" sua frustração em seus descendentes. Não considero essas pessoas covardes, pelo contrário, considero-as corajosas. Todos tem direito de escolher o que querem para a sua vida e alguns simplesmente não aguentam o ritmo de estudo nem as decepções com o vestibular. Mas, uma coisa é certa, ninguém nunca vai consegui lhe proporcionar como é gratificante passar pra Medicina e estudá-la; ninguém é capaz de lhe dar isso, só você.

Retomando as alternativas, a segunda delas é tentar novamente passar no vestibular. Por mais simples que essa decisão possa parecer, ela é difícil, muito difícil; pede autocontrole, perseverança e confiança. Ver o mesmo conteúdo durante um ano inteiro é desgastante e retornar ao ambiente de cursinho sem todos os amigos (já que alguns passaram) faz com que a gente se sinta ultrapassado e até mesmo um pouco (ou muito) desesperado. Os professores explicam as mesmas matérias, contam as mesmas piadas e você já não sente tanta vontade assim de rir.  Seus parentes dizem para você tentar fazer outro curso ou que você está perdendo tempo.

Mas, vou contar uma coisa: mesmo sendo muito desgastante, esse é o melhor caminho, é a melhor alternativa para passar no vestibular para Medicina, é uma maneira totalmente (TOTALMENTE!) capaz de lhe proporcionar a sua aprovação! Na minha opinião, mais vale um ano a mais de cursinho, do que uma vida inteira de lamentações. O que é um ano na frente de uma vida?

Quando sua aprovação chegar, lhe juro, ela vai lhe fazer ter orgulho do seu passado. Você contará aos seus filhos como é importante correr atrás de seus sonhos, mesmo diante das adversidades. Quando a aprovação chega, lhe juro, você fica TÃO feliz, que percebe o quanto foi importante seus anos de cursinho e, além disso, percebe como aqueles anos "de molho" lhe fizeram crescer como pessoa. O professor pode repetir as matérias e contar as mesmas piadas, mas dali você consegue tirar alguma coisinha. Seus parentes que hoje lhe pedem pra entrar em outro curso, irão lhe parabenizar e, hipocritamente, lhe dizer que seus anos de cursinho não foram em vão. Aliás, quando você passar, você nem vai sentir que fez cursinho, a felicidade é tão grande que o tempo no cursinho se torna insignificante.

Quer Medicina? Tente até passar! Quando você menos esperar, será surpreendido. A aprovação sempre chega pra quem quer de verdade. 

Às vezes, a gente nem acredita na gente. O nosso colega, mesmo tirando uma nota um pouco mais baixa que a nossa, parece que tem mais chances de passar do que a gente. Sabe aquele povo que sai no quadro de honra do cursinho? Pois é, a gente tem mania de considerá-los semi-deuses, quando, na realidade, eles são estudantes normais, a única diferença é que dessa vez eles conseguiram se destacar, mas todo mundo é capaz de se destacar. Não se intimide pelos que são considerados os "bichões", nem subestime os que possuem mais dificuldades, pois a vida é uma verdadeira caixinha de surpresas.

Eu só digo uma coisa: o seu maior concorrente é você mesmo. O que você precisa é:
1. Ter um horário para começar a estudar e um mínimo para acabar;
2. Estudar em um ambiente fixo e tranquilo;
3. Estabelecer metas do dia e da semana (faça isso numa agenda ou numa folha de papel mesmo);
4. Ter disciplina;
5. Não esquecer que você ainda continua sendo um ser humano e também tem direito a diversão (mas não exageradamente. Não existe essa história de que vestibulando de Medicina não se diverte.);
6. Não vire noites (Acredite, isso nunca vai ser saudável).

Por que eu estou falando tudo isso? Porque eu já vivi tudo isso e sei como é difícil! As pessoas, às vezes, não sabem como ajudar os vestibulandos de Medicina e acabam só piorando a situação. Por isso eu digo: você, que vai tentar de novo e que quer passar, está CERTÍSSIMO! Vira a página, bola pra frente que esse ano vai dar certo! Você vai ver, daqui a alguns anos, na sua formatura em Medicina, você vai agradecer a Deus por não ter desistido, mesmo diante de tantas dificuldades! Um profissional maduro, esforçado, dedicado. Esse é seu futuro.

2014 é um novo ano e, se Deus quiser, da vitória! Sucesso! :)

Texto dedicado ao meu querido boyfriend lindo. Te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário